Nao me lembro do primeiro jogo de tabuleiro que joguei, mas deve ter sido aquele jogo "vários-em-um" dos anos 80 que trazia um tabuleiro que servia para trilha, ludo e outros jogos... de qualquer forma, Detetive (Estrela) foi o primeiro jogo de fato que meu pai me deu e que guardei até a vida adulta, depois de ter jogado muito na infância.
A versão que eu tinha era exatamente essa da imagem acima, com uma foto de pessoas em uma sala, todos caracterizados como personagens de um livro de Agatha Christie em um ambiente também típico dos livros dela (as duas coisas foram muito bem homenageadas no filme Assassinato por Morte).
Depois, o jogos Scotland Yard e Interpol da Grow também passaram a fazer parte da nossa vida (tenho os dois até hoje) e, finalmente, o aclamado War entrou em nossa vida também.
Por muitos anos, War (e War 2, comprado depois), Scotland Yard e Interpol foram jogados alternadamente em família ou em amigos. Algumas partidas épicas de War são lembradas até hoje, inclusive uma que, em um domingo qualquer do meio dos anos 90, durou mais de 8 horas (teve início logo depois do almoço) e foi interrompida porque um amigo do meu pai que jogava conosco estava exausto fisicamente!!!
A vida depois seguiu rumos normais da vida adulta que causam distanciamento das nossas atividades da juventude, de modo que por duas décadas acabei jogando apenas uma ou duas partidas de Banco Imobiliário na casa de primos, e, uma ou duas partidas de Detetive com meus sobrinhos (minha irmã comprou uma versão moderna do jogo).
Agora, vida mais estabilizada, morando em uma casa com um espaço adequado para a jogatina e para receber os amigos, chegou a hora de, finalmente, retomar essa atividade que tanto gosto.
0 Comentários